pt
Evento
OFICINA INTERNACIONAL
Economia Solidária e política de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
2022-12-12, 15:00
Centro de Estudos Sociais
Teresa Cunha, Diogo Ferreira de Almeida Rêgo, Etiane Araldi, Ligia Scarpa Bensadon, Gustavo Bigetti Guergoletto

Desde 2008, o Brasil vem implementando uma rede nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os seus equipamentos principais são os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, distribuídos por todas as unidades da federação, hoje contabilizando mais de 600 campi. Tais instituições buscam ampliar as concepções de formação técnica e tecnológica, conectando-a com práticas de desenvolvimento económico, social e cultural dos seus territórios. Nesta oficina, o objectivo principal é reflectir sobre as potencialidades dos Institutos Federais como espaços de promoção de economia solidária. Serão discutidas algumas experiências de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária implantadas nos Institutos e buscaremos pensar colectivamente sobre as especificidades da ECOSOL na EPT, os seus principais desafios, bem como diretrizes para o seu fortalecimento no âmbito desta política brasileira de educação para o trabalho, a ciência e a tecnologia.


Notas biográficas dos/as intervenientes

Etiane Araldi, doutora em Psicologia Social e professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Niterói. Investigadora visitante no CES, sob orientação da professora Teresa Cunha, e pós-doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do IFRJ Niterói e pesquisa epistemologias feministas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.

Ligia Scarpa Bensadon, doutoranda em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professora do IFRJ Campus Niterói e coordenadora da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES). Entre 2010 e 2013, atuou na secretaria geral do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Ambiente, Saúde e Sociedade (GEMASS).

Diogo Ferreira de Almeida Rêgo, mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), foi fundador e coordenou a Incubadora de Economia Solidária do IFRN (IFSOL). Integrou as coordenações nacionais do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e do Faces do Brasil. Além disso, foi fundador e coordenador da RedeMoinho - Comércio Justo e Solidário.

Comentários

Teresa Cunha, doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra e investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde ensina em vários Cursos de Doutoramento. Co-coordena a publicação 'Oficina do CES' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul e coordena a Escola 'Ecologias Feministas de Saberes'. É professora-coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memórias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico.

Gustavo Bigetti Guergoletto, professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Colombo e investigador visitante no CES, sob orientação do professor Pedro Hespanha. Doutorando em Tecnologia e Sociedade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), membro da Incubadora TECSOL da UTFPR, pesquisa experiências de economia solidária no âmbito da EPT e seu impacto na formação discente.

MAIS INFORMAÇÃO