pt
Artigo
Gêneros jornalísticos e desastres: Uma análise crítica do discurso sobre saúde dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão (MG)
Paola Pinheiro Bernardi Primo, Michele Nacif Antunes, Carlos Eduardo Siqueira, José Manuel Mendes, Adauto Emmerich Oliveira
Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación: 19, 35, 233-234
2020-05-01

O presente artigo analisa como o tema saúde é abordado em jornais surgidos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Um, do gênero jornalístico comunitário, feito pelos próprios atingidos e outros três do gênero institucional, criados pela instituição responsável por gerir as ações pós-desastre. Após coleta de matérias e realizada análise crítica do discurso, concluiu-se que há diferença na forma de enunciação do desastre e distintas abordagens sobre o tema saúde. Há por parte do jornal comunitário uma tentativa de quebra da hegemonia discursiva, além de propiciar a vocalização dos atingidos, enquanto os periódicos institucionais buscam manter o poder hegemônico dominante, por meio de desvinculação dos problemas de saúde da população ao desastre.

Palavras-chave: Comunicaçãoe saúde; meiosdecomunicação; ­análise crítica do discurso; saúde coletiva

>Ler mais