pt
Evento
Grupo de Trabalho das Epistemologias do Sul | CICLO DE SEMINÁRIOS “ABRIR CAMINHOS”
Narrativas do estado 'de crise' e a construção do monstro
2023-01-11, 16:00
Centro de Estudos Sociais
Gaia Giuliani

Este seminário analisa como a mobilização das emoções de medo, trauma, e pânico moral estão a mudar a gramática e a sintaxe do corpo político e da comunidade imaginada, e a preparar o terreno para novas articulações do capitalismo racializado (ou, melhor, interseccional) antropocénico.

Este tema inclui uma discussão de conceitos como lugares do desastre e lugares para o desastre, poder semiótico da fronteira, arquivos coloniais e figuras da raça/construções de branquitude, ansiedade / inocência branca vs. o bárbaro (dx migrante à Covid) e das suas catástrofes às fronteiras narrativas de medo/pânico e mobilização do trauma para redefinir as hierarquias nacionais e internacionais.

Comentário: Boaventura de Sousa Santos (CES)

O Ciclo de Seminários “Abrir Caminhos” é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho das “Epistemologias do Sul”. As Epistemologias do Sul (ES) referem-se à produção e validação de conhecimentos ancorados nas experiências de resistência dos grupos sociais que têm sido sistematicamente vítimas da injustiça, opressão e destruição causadas pelo capitalismo, pelo colonialismo e pelo heteropatriarcado. No âmbito do ciclo de Seminários “Abrir Caminhos” para 2023 o GT das ES propõe-se a desenvolver diálogos temáticos com investigadores/as convidados/as cujo trabalho suscite aprendizagens mútuas e um alargamento pensamento alternativo de alternativas.

Organização: Maria Paula Meneses, Bruno Sena Martins e Cristiano Gianolla.

>SABER MAIS